Tudo tem alguma beleza, mas nem todos são capazes de ver.“
Muitas pessoas se perguntam por que as coisas acontecem da forma como acontecem. Brigam com a vida por fatos cotidianos que julgam ser negativos. Claro, que esse julgamento esta baseado em fatos do passado. Sempre é assim!
É um tal de por que isso? Por que aquilo? Por que desta forma? Por que... Por que... Por quê?
Tantos “porquês”, quando a pergunta deveria ser o que posso aprender com esta situação? Como posso transformar esses fatos em combustível para realizar seus desejos e sonhos?
É preciso apenas refletir sobre os fatos que ocorrem em sua vida, sempre com serenidade.
O casamento da minha amiga
Certa vez uma grande amiga minha que trabalhava na indústria farmacêutica foi demitida. Logo, ou melhor, imediatamente ela classificou o fato como ruim. Veio conversar comigo e me dizia insistentemente que não sabia o porquê daquele fato estar acontecendo com ela.
_ Porque isto está acontecendo comigo, Moysés? _ repetia com insistência e desespero.
Muitas vezes a peguei triste e chorando pelos cantos, já que ela adorava trabalhar em seu antigo emprego.
Depois daquele primeiro impacto da demissão, começou a procurar emprego em outras empresas e na mesma função desempenhada na última empresa. Passava em todas as fases devido à sua experiência, conhecimento e amor que nutria pela área em que atuava, mas na última fase acabava ou sendo dispensada ou perdendo a vaga para outra pessoa, menos qualificada.
Novamente as perguntas vinham à tona: Por que isto está ocorrendo? Por que este fato “ruim” está ocorrendo em minha vida? Ela me perguntava sistematicamente.
Eu apenas dizia para ela agradecer e acreditar que algo muito bom estava à sua espera. Muitas vezes, ela chegou a me confidenciar que estava cansada de agradecer a algo ruim.
Passado alguns meses e decepções seguidas, ela começou a procurar emprego em outras áreas. E logo foi contratada por uma grande empresa de comércio exterior, no ramo madeireiro.
Para iniciar, ela começou ganhando mais que no emprego anterior, mas ainda havia uma pontinha de decepção pelo emprego anterior. Eu apenas seguia dizendo, agradeça, já que o novo emprego lhe proporcionava uma remuneração melhor.
Logo ela começou a gostar do novo ramo e, de fato, começou a agradecer. Foi então que se revelou o real motivo da mudança. Nessa nova empresa, ela acabou conhecendo uma pessoa maravilhosa. Começou a namorá-la e pouco tempo depois se casou. Hoje, ambos vivem felizes. É um relacionamento próspero, que só foi possível graças a um momento considerado ruim.
Hoje ela agradece aos fatos ocorridos. Mas não espere pelo futuro para agradecer aos acontecimentos em sua vida hoje.
(*) Moysés Fernandes - é jornalista, palestrante motivacional, conferenciasta nas áreas de liderança, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, inteligência empresarial e autor do livro “Adeus mundo velho. Feliz mundo novo”. É terapeuta comportamental, coach pessoal e consultor empresarial com Formação em Analise Transacional e Neurolinguística Aplicada e Head Training do Programa Inteligência Emocional - Novos Rumos para Enfrentar os desafios da vida. É diretor executivo do Instituto e Editora Aoipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário